Sense Invictus 29

Sense Invictus 29

O que é Invictus? Invictus pode ser traduzido do latim como "invicto", e é o nome de um filme de grande sucesso que fala sobre a conquista do título mundial de Rugby pela seleção da África do Sul, bem como o início da reconstrução deste país após o período de apartheid, pelo então presidente Nelson Mandela. O quadro da Sense não nasceu de um dia para o outro. Na verdade este quadro é um projeto da Sul-africana SwiftCarbon (e aí está o link que provavelmente leva ao nome Invictus).

Sense Invictus 29

Sense Invictus 29

A própria SwiftCarbon comercializa o quadro em seu site (o modelo deles chama-se Evil Twin), porém, o preço de mais de R$ 10.000 não justifica a aquisição frente ao parceiro brasileiro Sense.

A frente

A frente

Uma suspensão DT SWISS OPM OL 29” de 100MM, com eixo de 15mm, trava no guidão TWO-IN-ONE de dois estágios. Grupo Shimano XT de 11 velocidades. Confiabilidade acima de tudo!

A traseira

A traseira

Destaque para roda de 1,5 kg montadas com aros SENTEC RACE e cubos DT Swiss 370. Claro, a transmissão XT com seu generoso cassete de 11-42.

Engenharia

Engenharia

O alemão Boris Sirmanoff é um dos engenheiros especializados em compostos (fibras de carbono e similares) mais procurados na indústria do ciclismo, com mais de 20 anos de experiência. Mas a maior parte do seu trabalho passa despercebido, escondido sob o brilho da pintura final do quadro. Outra importante especialização de Boris está no desenvolvimento de métodos de teste, garantindo que os quadros por ele elaborado são tão seguros quanto permitem chegar ao alto desempenho.

Designer

Designer

As bicicletas são a grande paixão da vida de Rene Baretta (designer Holandês) que é formado em engenharia industrial na Universidade Técnica de Delft . O mix de talentos de Rene - engenharia e talentos gráficos – o fez ser procurado por alguns dos maiores fabricantes do mundo do ciclismo. Suas bikes foram permeiam o pelotão profissional internacional, e se consagrou com uma vitória do prólogo do Tour de France

Engrenagem

Engrenagem

Pedivela Shimano XT FC-M8000-1, 32D; Movimento central FSA PF30; Cassete Shimano XT CS-M8000 11 Velocidades com 11-42 dentes; Corrente Shimano CN-HG701-11V.

CO2

CO2

Indispensável para quem quer evitar problemas em uma maratona. Com o seat-tube alongado, colocar o cilindro de CO2 neste local de fácil acesso torna-se uma vantagem.

Shox traseiro

Shox traseiro

A estabilidade da bike fica a cabo de uma precisa DT SWISS X313 ODL (Open/Drive/Lock - Aberto/Trilha/Travado). Acionada por uma trava de guidão.

Ponto de contato 1

Ponto de contato 1

Aqui, duas customizações: Canote de selim KCNC TI Pro Lite 8000 e um selim top da renomada Speedneedle.

Canote / selim

Canote / selim

Parafusos de TI

Luxo

Luxo

Parece que os fabricantes das full 29 se atentaram a necessidade de dois suportes de caramanhola. E a Invictus não foi desatenta a este detalhe.

Invictus 29

Invictus 29

Grafismo discreto, mas bonito.

Frente

Frente

Cockpit 1

Cockpit 1

Guidão tunado da MCFK; Freios potentes Shimano XT 8000; Punhos da PRO; Avanço customizado da KCNC

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Manopla PRO

Manopla PRO

Freios

Freios

Os novos XT 8000 ficaram similares aos antigos XTR. Super potentes com excelente modulação, durabilidade e baixo peso.

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Trava de guidão

Trava de guidão

A trava controla a suspensão dianteira e o shox traseiro de forma conjunta ou separada!

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São três estágios, Open/Drive/Lock - Aberto/Trilha/Travado.

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Headtube

Headtube

Na testa, o logo da Sense. Sense significa "Sentido". Confesso que procurei no site o significado do logo mas não encontrei (lembra o desenho da catedral de Brasilia... será uma coincidência?) Alguém da Sense pode nos ajudar?

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Suspensão

Suspensão

Esta DT SWISS OPM OL 29” com 100 mm de curso traz consigo um pouco do suor do campeão olímpico Nino Schurter

Suspensão

Suspensão

No detalhe, o botão que controla o retorno. Ao contrario de muitas suspensões, este botão fica no alto da suspensão ao invés da arriscada posição inferior.

Suspensão

Suspensão

Muitas tecnologias. Uma delas é a OPM, que é a confecção das pernas em um único bloco de magnésio.

Suspensão

Suspensão

O sistema APT (Adaptable Progression Tune) permite ajustar a progressão da mola de ar adicionando ou removendo espaçadores de volume na câmara de ar da suspensão.

Discos

Discos

Discos com tecnologia IceTech garantem melhor resfriamento e por consequência melhor frenagem por mais tempo.

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Cubos

Cubos

A DT também esta presente nos cubos, modelo DT Swiss 370 Centerlock.

Pneu

Pneu

Que tal este Vittoria Mezcal, 29x2.25 TNT Tubeless? Tem surpreendido muitos atletas com seu excelente grip e ótima resistência a furos. Seu peso é de 690 gramas. Não é o mais leve do mercado, mas não decepciona para um pneu preparado para Tubless e com tecnologia anti-furo embarcados. O pneu é fabricado com 4 compostos distintos para otimizar seus atributos.

Pneu

Pneu

Ainda sobre o Mezcal, ele traz a tecnologia "G+Isotech®", que é um exclusivo composto de grafeno da Vittoria fornecido pelo parceiro tecnológico Directa Plus. O grafeno é um dos compostos mais novos na área de tecnologia, extremamente duro, resistente e leve, o que ajuda a tornar o pneu superior em velocidade devido à baixa resistência ao rolamento. Aumentando também a durabilidade e resistência ao desgaste.

Proteção

Proteção

É no detalhe que se faz a diferença. A Invictus recebe um "escudo" de fibra de carbono no tubo inferior. Isto ajuda no acabamento e limpeza da bike e mantem todos os cabos escondidos. Mas o mais importante: protege o quadro contra impactos de pedras arremessadas pela roda dianteira contra este tubo.

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Cambio traseiro

Cambio traseiro

No detalhe, o novo XT -M8000-GS de 11 velocidades.

Transmissão

Transmissão

Tudo XT. Muitas marcas estão optando por um grupo fechado, ou seja, da mesma linha de ponta a ponta. A Invicta 29 está assim.

Cassete XT

Cassete XT

O cassete XT de 11 velocidades possui os seguintes sprokets: 11-13-15-19-21-24-28-32-37-42 e pesa exatos 433 gramas.

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Eixo

Eixo

No detalhe o eixo padrão X-12 conferindo mais rigidez a todo sistema de rodagem traseiro.

Freio

Freio

Quanto ao freio, sua pinça está ancorada em um dropout bem robusto. A montagem é a preferida pelos fabricantes, Post-mount. Tudo isso para aguentar a potência da pinça XT.

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O fiável cubo ST Swiss 370. Ao fundo o generoso pinhão de 42 dentes do cassete XT.

Detalhes

Detalhes

Esta foto mostra muito sobre a robustez aplicada a caixa de centro. Também nota-se o triangulo traseiro em carbono (isso não é para toda full 29r). Também, o suporte de garrafas da Specialized, que é um dos preferidos pelos atletas pelo fato de fazer a retirada lateral da caramanhola.

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Toray

Toray

Confecção do quadro com diversos tipos de fibra de carbono da Toray. Baixo peso onde é possível, flexibilidade onde é necessário, rigidez onde corre-se riscos de avarias. Da trabalho, mas certamente é o melhor tipo de uso na montagem de um quadro.

Direct mount

Direct mount

Caso necessite do uso de um cambio dianteiro, ai está o boss de montagem no estilo Direct mount.

CNT

CNT

Tecnologia que utiliza partículas de Nano Carbon . Partículas menores possibilitam o preenchimento total dos espaços, ocupando os vazios onde o ar preencheria. Assim sendo, o material profere ainda mais suas características de resistência, durabilidade e leveza.

Assimetria

Assimetria

Uma das coisas mais geniais. Escoras assimétricas, seat tube curvo. Com isso obtém-se uma linha de corrente mais linear e menos “torcida”. Também, a montagem da roda com raios uniformes gerando uma tensão igual dos dois lados da roda.

Armor...

Armor...

Sim, o escudo do quadro. O "armor" em carbono. Proteção a toda prova (isto deveria existir em todo quadro de carbono)

Invictus

Invictus

Um pouco difícil de ler. Mas, com um pouco de atenção será capaz de, não só ler mas como passar a gostar deste grafismo moderno.

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Aros

Aros

Os aros Sentec ainda são pouco conhecidos em terras brasileiras, mas nota-se que são tops e leves. Limite de uso para atletas de até 90 kg.

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     SENSE INVICTUS 2017 CUSTOM     

Ano novo, verão, calor, praia, início de temporada! Vamos de bike nova para 2017?

Então que tal este lançamento da Sense? É a bike que o atleta máster Everton “Xerife” Siqueira (Team Wine / Caveiras) escolheu para encarar a temporada de 2017.

Vamos esmiuçar esta bike para você. Bike top com preço justo. Um grafismo sóbrio, charmoso e discreto. Formula para sucesso de vendas.

São 60 fotos onde tentaremos mostrar algumas particularidades desta máquina.

Divirta-se!