SCOTT SCALE 900 SL CUSTOM     

A Scale 900 SL possui um quadro com apenas 960 gramas HMX em Fibra de Carbono, quadro para rodas 29 projetado para lhe fornecer a melhor hardtail de todos os tempos.

Quadro: HMX Carbon Fiber, IMP Technology SDS, direção tapered , central integrada PF92, eixo traseiro IDS SL Dropout 142 x 12mm.

O sistema SDS minimiza a vibração nas escoras traseiras oferecendo amortecimento sem perder desempenho (conseguido através da disposição das fibras na confecção dos tubos traseiros)

Roda Extralite CarboCamber 29 pesa apenas 1125 gr o par. Fabricadas na Italia, utilizam os cubos HyperLefty & HyperRear2, aros 29" ExtraLite Carbon com Offset 30x25mm.

Raios MegaLite Straight-Pull de tripla espessura em Titanio preto anodizado com Nipples Ergal internos auto-travantes e hexagonais. Rolamentos em cerâmica. Raios aerodinâmicos auxiliando na manutenção do rolamento da bike.

A assimetria concebida pelo off-set permite tensionar os raios dos dois lados da roda com praticamente a mesma tensão, tornando a roda mais rígida e resistente. A generosidade da parede de 30 mm de largura profere um aro extremamente resistente e leve.

Pedivela Clavicula DP. É o mais leve e mais firme pedivela do mercado. Feito artesanalmente com carbono de alta qualidade pela empresa THM GmbH situada na Alemanha.

O foco principal da THM é sempre produzir componentes que aliam leveza e extrema durabilidade e confiabilidade. Braço com 175 mm, Q-factor de 170 mm. Montado com coroa de 34 dentes.

Guia de Corrente ULTRALIGHT SHIFT UP Fabricado pela empresa francesa especializada em peças customizadas para bikes de alto desempenho. Pesando apenas 35 gramas, projetado para uso de coroa unica, fabricado com placas de carbono de alta resistência do tipo 3K. Montado com encaixes de liga de aluminio usinados (CNC).

O drivetrain 1x11 esta montado com cassete SRAM XX1 e COG da Wolf de 44 dentes, cambio traseiro, corrente e passador SRAM XX1 além de guia de corrente em carbono.

No detalhe, o COG da Wolf com seus generosos 44 dentes.

Detalhe do cubo traseiro Extralite HiperRear2 com rolamentos em cerâmica.

Plotagem de alta qualidade para que o acabamento não "estrague" o peso pluma final das rodas.

SIC ROTOR 160MM - outra preciosidade desta bike. Pesando apenas 118 gramas o par, estes discos oferecem algumas qualidades que não podem ser vistas em nenhum outro disco.

Resfriamento muito rapido, além de demorarem para esquentar, permitindo melhor frenagem independente do tamanho da decida. Também poupa os rolamentos e o próprio quadro do calor intenso dos discos normais. Fabricados pela empresa norte americana (de Nova York) Kettle Technology Holdings LLC.

Freios alemães "Brake Force One M". Sistema fechado, ou seja, não existe reservatório de fluido como nos freios convencionais.

Detalhe da ancoragem do braço esquerdo do pedivela Clavicula.

Suspensão Cannondale Lefty Carbon com trava hidráulica Rock Shox X-loc, altamente leve, precisa, rígida.

Esta Lefty, que utiliza um adaptador para encaixe em quadros Tapered, bate um peso próximo a 1,3 kg

No detalhe, o leve e resistente guidão da Speciailzed S-Works. Nota-se que o mix de marcas contribui para o baixo peso da máquina.

Manete da BFO. O que dizer? Poderoso, modula bem, exótico e caro! Manetes extremamente leves, com regulagem de altura da manete e afastamento de pinças feito manualmente (não necessita de ferramentas e pode ser feito na hora, na trilha)

Este freio utiliza sistema fechado, ou seja, ele não possui aqueles reservatórios de óleo comum em praticamente todos os freios de bike. Mas que vantagem há nisso? Os freios "abertos" é mais difícil fazer a regulagem da distancia das pastilhas para o disco, já o sistema fechado, essa regulagem é direta bastando somente girar uma borboleta localizada na manete.

Este sistema é mais poderoso do que Shimano XTR? Segundo o site reviws.mtb, testes elaborados pelo laboratório Velotech na Alemanha confirmam isso. Parece ser 20-30% mais potente do que a linha de topo da Shimano.

Manoplas leves e confortáveis da Syncros (subsidiária da casa Scott), produzidas em EVA.

Detalhe da trava hidráulica Rock SHox X-Loc.

Avanço da marca alemã PROCRAFT, modelo PRC ST1 produzido em alumínio e parafusos de titânio. Pesa apenas 105 gramas sem perder rigidez.

Direção Ritchey PRO.

Trigger SRAM XX1, precisão sem igual.

Fibras de carbono HMX Segundo a Scott, as novas fibras HMX (produzida exclusivamente para Scott), oferecem 20% mais rigidez e são empregadas em todas as áreas que necessitam de uma rigidez adicional. Este novo material também permite reduzir o peso e melhorar características de condução.

Detalhe "por menor" (será?). 900SL

Até o suporte de garrafa desta bike cabe comentário. Neste caso, um suporte da X-Plore. A maioria dos suportes, têm a trava na parte de baixo, e assim sendo, quando estamos em alta velocidade, o suporte trepida e a garrafa "foge" por cima caindo no chão. A X-Plore pensou fora da caixa e posicionou a trava na parte de cima do suporte, ou seja, a garrafa fica limitada em cima pela trava e em baixo pelo próprio quadro, impedindo assim que se perca a garrafa em situações de alta trepidação. 15 gr.

Canote Syncros FL10 Carbon, mais um componente da casa. Peso indicado pelo fabricante é de 195 gramas para versão 31.6 x 400 mm, excelente não?

Selim Tune SpeedNeedle Alcantara. Apenas 87 gramas. Propicia conforto através da flexão do próprio selim.

Feito a mão, uma obra de arte

Apenas 87 gramas. Fabricado pela Tune, na Alemanha.

PNEU Schwalbe Thunder Burt EVO TSC3 29x2.1. É o meio termo entre o ligeiro Furious Fred e o versátil Racing Ralph. Pesa apenas 400 gramas.

Nunca foi tão dificil escolher as 30 fotos (das quase 100 feitas) que iriam compor nosso ensaio do mês. por fim decidimos postar 45 fotos.

Imagine a alegria de uma mulher ao entrar em uma joalheria e curtir diamantes raros e personalizados. Pensou?

Essa mesma sensação será percebida por você ao se deparar com esta  Scott Scale 900SL customizada. Uma MTB, que se não for a 29r funcional mais leve do Brasil, certamente figura entre as mais leves. Pesa apenas 7,3 kg sem pedais.

Caprichos - desde suspa dianteira Lefty Carbon, passando por peças de grifes como o imponente pedivela Clavicula, freios raros BFOne, discos em carbono da SIC, rodas sonho Extralite, selim Speedneedle - fazem o drivetrain XX1 e acessórios Spz S-works passarem um "pouco menos perceptíveis".

Agradecimento especial ao paciente e sabio amigo atleta Delecampio Menassa por ceder esta JÓIA RARA.

SIC ROTOR 160MM - outra preciosidade desta bike. Pesando apenas 118 gramas o par, estes discos oferecem algumas qualidades que não podem ser vistas em nenhum outro disco.