01

01

Merida Big Nine Team 2015

02

02

A bike foi fotografada na vila de Itaúnas/ES logo após a vitória do piloto Tiago Pani no Itabiker 2016.

03

03

04

04

Engrenagem Sram Eagle XX1 de 12 velocidades.

05

05

Destaque para a suspensão dianteira Magura TS8 Elect

06

06

O quadro traz o grafismo da equipe mundial Merida, e portanto, o logo de sua patrocinadora VW (Team Merida Multivan)

07

07

08

08

Cassete com uma relação generosa de 12 velocidades e pinhões que vão de 10 a 50 dentes.

09

09

Combinado com uma coroa de 34 dentes, permite transpor praticamente qualquer subida mesmo que mais íngreme.

10

10

11

11

12

12

Big Nine, uma referencia ao tamanho da roda.

13

13

No detalhe, trigger Sram Eagle 12 vel.

14

14

Manete do potente freio Magura MT6

15

15

Selim Fisik Thundra M3 com trilhos de carbono.

16

16

Canote da subsidiária Procraft, modelo PRC SP2 Double Carbon Superlite 27.2

17

17

18

18

19

19

Traseira com a tecnologia FlexStay. Os tubos traseiros recebem um design especial que absorve as irregularidades da superfície e reduz as vibrações, graças a disposição das fibras de carbono quando momento de confecção do quadro.

20

20

Mais uma vez, no detalhe as modernas manetes Magura MT6.

21

21

22

22

Avanço Fisik Cyrano R3 em conjunto com o guidão Truvativ T30 Carbon Noir.

23

23

24

24

25

25

No detalhe, o controle remoto da suspensão Magura TS8 Elect. Através deste controle é possivel bloquear a suspensão "manualmente", enter outros pormenores.

26

26

Nada de esforço para travar a suspensão. Apertar um botão eletrônico (macio e preciso) torna-se muito vantajoso quando seu corpo já está exaurido de forças e quando, qualquer movimentar de dedos torna-se um grande sacrifício (certamente você ja viveu este "grande sacrifício" no final de uma grande maratona ou num dia daqueles em que seu corpo não está 100% saudável)

27

27

No detalhe, os botões de fácil acesso e entendimento.

28

28

Vendo assim de frente, na canela da direita tem-se acesso ao cartucho de ar onde farás o enchimento da câmara de acordo com teu peso. Na esquerda está o sistema eletrônico que promove o bloqueio da suspensão.

29

29

Dois arcos em uma unica suspensão: esta é a solução da Magura para aumentar a rigidez lateral da suspensão sem aumentar o peso do arco. O único inconveniente é que o encontro dos dois torna um local de fácil acumulo de sujeiras e lama.

30

30

Aperte este botão e faça a suspensão assumir o comando de "quando bloquear". Se ativo, a suspensão trava sozinha ao ganhar um minimo de inclinação, e destrava em poucos segundo após retornar a uma posição reta ou perceber uma inclinação sugerindo uma descida. Se receber movimentos bruscos de "bombeio", ela entende como um "sprint" e também bloqueia para aumentar o desempenho e resposta a explosão do atleta. E funciona de verdade. É simplesmente fantástico.

31

31

Ao retirar a capa deste botão, tem-se acesso a conexão para carregar a bateria do sistema eletrônico. O fabricante diz que a bateria dura em torno de 40 horas em uso até que seja necessário a próxima recarga (usando cabo USB)

32

32

Lembre-se que esta bike pegou muuuita água durante o Itabiker. Além disso, o piloto Tiago Pani atravessou metade do ultimo alagado pedalando (ao contrário da maioria dos demais atletas que carregaram as bikes nas costas). Isto serve para provar que o sistema de vedação da parte eletrônica realmente FUNCIONA.

33

33

Magura TS8 com eixo de 15 mm. Peso anunciado de 1,625 kg

34

34

Rodas da fabricante americana Easton, modelo EA90 XC. Não é a mais leve da marca, mas certamente é a que proporciona a melhor relação "custo x beneficio x peso" de todas as rodas da marca.

35

35

O modelo é super confiável e aguenta as brutalidades de quem quer curtir algumas temporadas de competição sem se importar com manutenções frequentes.

36

36

Tacos pequenos nos pneus Maxxis Ikon 2.2 3C 120 TPI. Você sabe o que significa estes números? Vamos lá: o 2.2 determina a largura em polegadas do flange de rolagem; o 3C significa "3 compostos" de borracha utilizados na confecção do pneu (borracha dura onde requer mais resistência, borracha mais mole onde se requer aderência e controle); 120 TPI, determina a quantidade de "linhas" ou tramos por polegadas quadrada (quanto mais tramo, mais resistente e mais leve será o pneu).

37

37

Pistões do Magura MT6. O modelo MT6 é o modelo indicado para o dia-a-dia e também já recomendado para quem vai se aventurar em competições.

38

38

39

39

40

40

41

41

42_edited

42_edited

43

43

Doble Chamber - é a tecnologia da Merida para tornar os tubos mais resistentes e rigidos sem perder conforto. É como se fosse "tubos dentro dos tubos", ou dois tubos que formam quatro paredes formando duas câmaras individuais proporcionando flexibilidade e maior resistência aos golpes.

44

44

Para fechar, o "mimo" de um suporte de caramanhola da própria marca, com grafismo combinando com o modelo. E o melhor, feito também em carbono.

Merida Big Nine Team 2015 Custom

Esta é a bike do atleta Tiago Pani (equipe Bike Leite / JPA), ganhador do Itabiker 2016 (prova reduzida). Uma máquina a altura do desempenho requerido para um atleta de ponta. Desde seu quadro em carbono, passando por sua transmissão Sram Eagle e chegando a pormenores pouco comuns de se ver por aí, tal como o exclusivo sistema eletrônico da suspensão Magura TS8 Elect (que por si só valeria muitas linhas de elogios e explicações). Curta cada uma das mais de 40 fotos, a se impressione com esta bike, que além do enorme bom gosto no grafismo, ajuda a definir que tipo de máquina um atleta de ponta deseja ter entre suas pernas.

27

No detalhe, os botões de fácil acesso e entendimento.